Ola leitores do bro news, veio aqui postar uma pequena entrevista que fiz ao senhor Rafa, muitos aqui o conhecem como leafar, ou pelas suas fic (principalmente a over power rsrsrs) espero que gostem.
1 - Ola tudo bem rafa?
Tudo bem, obrigado! Espero que esteja tudo bem por aí também. :)
2 - Como surgiu a ideia de criar o ragnatales?
Ela surgiu por volta de 2005, no fórum oficial de Fanfics do bRO. Nessa época eu mantinha a série "OverPower!1" e sugeri aos escritores da área que fizéssemos uma parceria com os desenhistas do fórum de Artes. A ideia era produzirmos HQs e histórias ilustradas que levariam o selo "RagnaTales" - nome que seria provisório até surgir outro melhor. Eu consegui o Daniel "Niori" para produzir comigo a série "Hora Zero", que foi a segunda história mais lida do fórum (perdendo apenas para OverPower!1!). Os outros escritores não tiveram sucesso em conseguir parceiros para suas histórias. Apenas eu usei então o "RagnaTales" antes de cada história, e um dos desenhistas, cujo nome me foge agora, começou uma HQ da qual ele nunca terminou. Depois de Hora Zero, fiz Morroc Saga, Garra das Trevas e Leo, mas agora já contando não apenas com as artes do Daniel, mas do Leonardo "Leonheart" Luccas. Depois de um papo com o Chev, meu sócio, montamos o RagnaTales que, inicialmente, seria um site apenas de fanfics. Mas nos tocamos de que não existia nenhum site que dava notícias em português para Ragnarök Online. Então mudamos o foco e estamos na construção do RT como base de notícias, podcasts, vídeos, comunidade e RPG para jogadores e amantes do Ragnarök Online.
3 - Vocês imaginava que o site teria essa repercussão?
No começo não, porque era para ser um site de fanfics e porque a marca "RagnaTales" estava associada demais ao meu personagem mais popular, o Leafar. Então, antes de mais nada, tivemos todo um trabalho para desvincular o RT do Leafar e transformar em uma central de notícias e entretenimento de Rag. E vimos que valia a pena quando as pessoas começaram a citar o RT em fóruns, em replicar matérias nossas e a acompanhar nossas traduções. Acho inclusive que o mais interessante foi quando a Level Up nos convidou para a Campus Party 2010, para representar o Ragnarök Online. Foi uma conquista da qual nos orgulhamos. Uma parcela bem pequena acha que o RT é "só um site de tradução". Mas se eu fosse um brasileiro que não sabe falar inglês, eu adoraria um site que traduzisse, comentasse e explicasse as novidades hardcores na minha língua. E como o feedback positivo é absurdamente maior que o negativo, então sim, estou satisfeito com a repercussão do site.
4 - O senhor esta satisfeito com o trabalho que a level up games vem fazendo?
Eles estão melhorando bastante. Em 2010 estamos em trégua porque a Level Up não apenas se comprometeu a melhorar como, de fato, está melhorando. Os bots ainda existem, mas eles têm sido punidos com mais frequência. A moderação do fórum oficial tem respondido à comunidade. Está muito interessante. A Level Up! é pioneira em MMO no Brasil e está sentindo o peso dessa responsabilidade. E está fazendo um trabalho *bom*. Torcemos para que ainda esse ano o trabalho seja elevado para *ótimo*.
5 - Oque você espera do renewal
Vai mudar radicalmente o jogo. Infelizmente, a única alteração que eu gostaria, o jogo não terá, que é a troca de roupa do personagem. É um saco só poder trocar o cabelo, a cor dele e os equipamentos de cabeça. Se isso mudasse, aí sim seria legal. Em termos de jogabilidade, acho que teremos que reaprender a jogar. O Rag será um jogo novo com a skin (aparência) antiga. Vamos ter os nossos bonequinhos que tanto gostamos, mas fazendo coisas novas.
6 - Assim como muita gente sente saudades do jogo antes de heritage, você tambem sentira do jogo como é hoje depois do renewal?
Não muita. Quando eu comecei a jogar, demorei quase três anos para pegar meu primeiro 99. Era sofrido e absurdo de upar, e muito difícil de ter bons equipamentos. Conforme novos mapas foram lançados, os ROPs chegaram e o jogo atraiu mais gente, desde o meu primeiro 99, o sofrimento diminuiu. Hoje tenho 11 Transclasses na mesma conta (no momento desta entrevista, 2 Classe 2-2 no 99 esperando para renascer nas quests repetíveis). E eu não trocaria a mudança atual por nada daquela época onde eu tinha que upar um classe 2 nos HOs da Torre. Tenho certeza que no Renewal eu talvez sinta falta da minha Velocidade de Ataque, mas vão aparecer outras coisas muito mais legais que vão me fazer agradecer pelo jogo ter mudado.
7 - como anda o projeto Twin Blades? poderia adiantar alguma novidade?
O livro está escrito e nas mãos da nossa revisora. Agora os artistas, o Niori e o Leon estão produzindo a capa, pinups e Wallpapers. O Chev está trabalhando no hotsite. Sobre as novidades, a história vai se passar seis anos depois da morte do Leafar, mostrando as consequências da ausência do último grande herói do reino de Rune-Midgard e o legado que ele deixou. Naturalmente, pelo momento atual do bRO, teremos uma palhinha das Classes 3, especulações sobre o cenário do jogo e encontros com NPCs famosos de algumas quests populares. Bakhur, o Desordeiro que é um dos protagonistas, por exemplo, começa a sua parte nessa aventura em Moscóvia, junto com o NPC Ibanoff, da quest da Ilha da Baleia. :) Estamos muito empolgados e na maior ansiedade de lançar este que será o terceiro material oficial mundial sobre o Ragnarök Online. E ficamos na torcida que ele possa atrair mais gente para jogar e se divertir tanto quanto nós!
8 - na sua epoca de noob, se você ainda lembra... qual foi sua pior burrada dentro do jogo?
Eu fiz MUITA burrada no jogo. Mas a mais clássica foi no iRO. Eu jogava com um grupo super variado. Era eu de brasileiro, um israelense, uma canadense... tinha bastante gente. E esse israelense ficava me ensinando as coisas do jogo. Eu comecei lá como Templário. Quando criei meu segundo personagem, o israelense me guiou para aprender a Habilidade "Fingir de Morto". Eu aprendi sem saber do que se tratava. Coloquei nos atalhos e PÁ! Caí "morto"! Xinguei oito gerações da família do cara porque eu tava morto. Abri chat pedindo ress e ninguém conseguia me reviver. Eu fiquei meia hora xingando ele por ter me feito aprender aquela "Habilidade de mentira", que ele era um imbecil, que eu tinha que apagar o personagem pra poder reviver, que ele me bugou... e ele "Cara, aciona ela de novo que você levanta". E eu levantei. '-'
9 - e qual foi o seu primeiro 99, ja que o senhor tem varios trans?
O primeiro foi o Leafar, meu Cavaleiro, que peguei matando Loli Ruris. Depois vieram o Ferreiro em Rachel, o Mercenário nos Titãs de Gelo, o Arruaceiro em Moscóvia, o Alquimista no Lago do Abismo, o Caçador em Thor, o Sacerdote, o Bruxo e o Monge na Ilha Esquecida, e recentemente o Templário também na Ilha Esquecida e o Sábio nos Titãs de Gelo. Fora o Leafar, o Cavaleiro, e o Bakhur, o Desordeiro, só vou ficar devendo o nome dos outros porque senão me descobrem e sou inundado de MPs (eu achando que o povo quer falar comigo mas ficam me pedindo zeny e equips =X).
10 - sua fic favorita, e porque essa escolha?
Eu não consigo escolher porque são todas como filhos para mim. Não consigo gostar mais ou menos de uma ou de outra. Hora Zero tem uma aventura com um grupo seleto e pequeno. Morroc Saga é uma aventura com um grupo imeeenso. Garra das Trevas e Leo são aventura-solo com tons diferentes. Ruína explica os acontecimentos de Hora Zero e a transição de mais uma Era de heróis. Eclipse Final, que estou reescrevendo, é uma coisa mais épica, dos séculos passados. Einherjar encerra a primeira Era de histórias e Twin Blades abre a segunda Era. E OverPower!1!... bom, eu sou mais conhecido por ela do que por todas as outras histórias juntas! Então todas são minhas preferidas. :D
11 - Obrigado pela pequena entrevista senhor rafa espero que tenha gostado das perguntas!
Eu que agradeço. Desejamos ao Bronews muito sucesso, muitos zeny e muito XP! :)
Um comentário:
Gostei da pra fica lendo muita coisa aqui.
Postar um comentário